Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que atendem em São Paulo presencialmente e também online por videochamada. Autor: Psicóloga Franciane Bortoli - Psicólogo CRP 06/205788
É fato conhecido que os pensamentos têm impacto direto em nossa vida. O que pensamos pode não apenas direcionar nossas ações como também acarretam em consequências físicas e psicológicas, alertam os psicólogos.
O pensamento exerce sobre nós uma influência muito importante. Ele tem a capacidade de mudar nossa química cerebral, além de levar a estágios de desânimo e falta de iniciativa.
É claro que diversas situações podem nos colocar sob pressão, fazendo com que a gente pense no que pode dar errado.
Discussões, notícias ruins, alterações em variáveis incontroláveis, podem nos fazer pesar prós e contras. Mas acontece que muitas pessoas não sabem o que fazer para interromper o fluxo, dando força ao pensamento negativo.
A verdade é que, quanto mais alimentamos os pensamentos negativos maior será a influência e poder que ele terá sobre nós.
Ao dar ênfase ao que é ruim e indesejado, ficamos ainda mais vulneráveis às emoções e expostos a doenças e transtornos psicológicos.
Além disso, quando algo sair realmente errado, você pode desenvolver a crença de que está atraindo azar, justamente por não conseguir pensar em soluções viáveis para situações sejam se crise, sejam oportunidades.
Caso você sofra com pensamento negativo muito recorrente e não sabe exatamente como eliminar todo esse lixo mental, confira nossas dicas para melhorar seu dia, seu humor e tornar seus pensamentos mais leves e positivos.
1) Aprenda a agradecer sua vida e o que nela existe
Agradeça mais. Crie o hábito de refletir sobre tudo aquilo que você tem. Isso fará você dar menos atenção ao pensamento negativo e tudo o que ele exige de você.
Manter-se agradecido ativa a glândula pineal e ajuda o corpo a produzir dopamina. A dopamina recupera a sensação de bem-estar e evita transtorno psicológicos como a ansiedade e depressão.
2) Mantenha o foco em seu objetivo
Mantenha-se focado em objetivos claros. Estabeleça pequenas metas para alcançá-los. Conforme for concluindo estas pequenas etapas do seu plano, você se mantém motivado, e tem a sensação de que as coisas estão sendo encaminhadas para atingir seus objetivos.
Determine recompensas para cada etapa concluída. Assim você se gratifica por manter o foco e conclui as tarefas sem esforços desnecessários, evitando o pensamento negativo.
3) Pratique exercícios físicos
A prática de exercícios físicos é muito benéfica para a nossa saúde física e mental. E ela também ajuda a manter o pensamento negativo longe.
Enquanto você se concentra em atividades que exigem esforço físico, sua mente descansa, ficando praticamente livre de pensamentos. Assim, você irá reservar um tempo para cuidar de si, e vai se livrar do excesso de preocupações.
4) Afaste o pensamento negativo com a leitura
Uma forma de afastar o pensamento negativo é concentrar-se em outras atividades. E a prática da leitura é excelente para isso. Ela leva seu pensamento para outras esferas e estimula a criatividade e a imaginação.
A leitura é uma ótima aliada de quem tem insônia, ajudando a esquecer alguns problemas e conflitos do seu dia, relaxando corpo e induzindo a um sono tranquilo.
5) Mantenha boas companhias
Nossas companhias são responsáveis por ajudar a manter nosso ânimo e apoiar quando passamos por situações difíceis. Se você manter vínculo com um grupo negativo, naturalmente será bombardeado por ideias e soluções negativas.
Ao manter um círculo social positivo, se afastando de pessoas pessimistas, você terá mais chances de receber bons estímulos para lidar com situações que exigem maior esforço. Como diz a máxima, quem tem bons amigos tem tudo. Selecione suas companhias para afastar o pensamento negativo.
Caso não esteja conseguindo lidar sozinho com o pensamento negativo, ou caso isso esteja trazendo prejuízos para sua vida, impedindo que você tenha qualidade de vida e consiga agir e reagir a situações cotidianas, procure ajuda de um psicólogo ou terapeuta. Ele irá ajudar a compreender e a lidar com o pensamento negativo, estabelecendo formas saudáveis de lidar com o medo e a afastar a negatividade, durante o processo terapêutico.
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- Pensamentos ansiosos: conheça os mais comunsÉ fato conhecido que os pensamentos têm impacto direto em nossa vida. O que pensamos pode não apenas direcionar nossas ações como também acarretam em consequências físicas e psicológicas, alertam [...]
- Você já parou para pensar no seu propósito de vida?Você já parou para pensar no seu propósito de vida? Reflita sobre isso para encontrar um direcionamento e sentido para preencher os seus dias.
- 10 hábitos que prejudicam a saúde mentalÉ fato conhecido que os pensamentos têm impacto direto em nossa vida. O que pensamos pode não apenas direcionar nossas ações como também acarretam em consequências físicas e psicológicas, alertam [...]
Outros artigos com Tags semelhantes:
- TOC infantil: o que é, causas, sinais e tratamento!O Transtorno Obsessivo-Compulsivo é uma condição mental que transcende faixas etárias, afetando também as crianças. O TOC infantil é uma variante desafiadora desse distúrbio, caracterizada por pensamentos intrusivos e [...]
- Novembro Azul: tudo sobre o movimento e a saúde mental masculinaO Novembro Azul é o movimento global dedicado à saúde dos homens, mais especificamente à saúde dos pacientes de câncer de próstata. A cada ano, cerca de 65 mil [...]
- Principais sintomas de colapso mentalVocê não consegue trabalhar, tem tido explosões violentas ou se isolado? Talvez esteja a beira de um colapso mental. Leia o texto e saiba mais. Embora o “colapso mental” [...]
Autor: psicologa Psicóloga Franciane Bortoli - CRP 06/205788Formação: A psicóloga Franciane Bortoli é graduada há 15 anos, é especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, possui Formação em Terapia de Casal pelo Instituto Brasiliense de Análise de Comportamento e possui também Formação em Avaliação Psicológica...