Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que atendem em São Paulo presencialmente e também online por videochamada. Autor: Psicóloga Veluma Marzola - Psicólogo CRP 06/124019
A todo momento temos que lidar com pessoas difíceis. E no ambiente de trabalho, desenvolver essa habilidade é ainda mais importante.
Em qualquer emprego você terá que lidar com pessoas difíceis, sejam eles colegas de trabalho, chefes ou clientes. Lidar com situações difíceis no trabalho é um desafio, mas recompensador. E os psicólogos afirmam que é uma arte que pode ser desenvolvida e aperfeiçoada.
Saber lidar com pessoas difíceis não apenas irá ajudar você, pode também melhorar muito seu ambiente de trabalho.
Além disso é uma forma de mostrar aos seus superiores a sua capacidade de liderança, pois você prova que é capaz de lidar com situações de pressão e fomentar o trabalho em equipe.
A função do psicólogo é ajudar, se você precisa aprender a lidar com pessoas difíceis então confira nossas dicas.
Dica 1. Prepare-se para lidar com pessoas difíceis no trabalho
Pessoas difíceis são encontradas a todo momento, tanto no ambiente de trabalho como na família, por exemplo.
E uma pode ser completamente diferente da outra, bem como as questões dela que nos afligem. Por isso, antes de mais nada, você precisa se autoavaliar.
Pergunte-se: o quão difícil é para você lidar com pessoas difíceis? Essa habilidade é fruto de vários fatores como sua autoestima e sua autoconfiança, conforme afirmam os psicólogos.
Lidar com pessoas difíceis é mais fácil quando o comportamento afeta mais de uma pessoa.
Nesses casos é possível até mesmo pedir uma intervenção da gerência ou liderança direta para ajudar a melhorar a convivência.
>>> Veja também: 7 dicas para controlar a raiva
No entanto, se o indivíduo em questão tem problemas apenas com você, lidar com ele será mais desafiador.
Se ele apresenta comportamentos competitivos que visam prejudicá-lo como, por exemplo, busca diminuir publicamente sua credibilidade profissional, evite atacá-lo diretamente. Há várias estratégias eficazes para lidar com esse problema.
Dica 2. Lidando com quem lhe ataca diretamente
Você acha que trabalha com um perseguidor? Primeiro precisamos identificar se a pessoa está lhe perseguindo e possui más intenções. Se assinalar 3 itens da seguinte lista, então você está lidando com um agressor:
- Ele faz você se sentir intimidado regularmente?
- Você teme trabalhar em qualquer lugar perto desse colega?
- Qualquer atividade que o envolva lhe causa desânimo?
- Sente-se chateado por ir trabalhar?
- Ele comete atos de bullying contra você?
- Ele lhe insulta, debocha, ameaça e grita diretamente?
- Ele faz fofocas contra você?
- Ele fala sobre você em reuniões criticando seu desempenho e roubando crédito pelo seu trabalho?
Identificar o tipo de pessoa que está lhe criando dificuldades é o primeiro passo para saber lidar com a situação. A seguir daremos várias dicas de como lidar com pessoas difíceis e que lhe perseguem diretamente.
Dica 3. Não tenha medo de confrontar
Confrontar um colega de trabalho nunca é uma tarefa fácil. Mas esse confronto muitas vezes será necessário para você obter seus direitos de trabalho. Principalmente quando tiver de lidar com pessoas difíceis. Então, acostume-se com a ideia. Principalmente quando o seu colega:
- Não lhe atribui o devido crédito.
- Possui hábitos e abordagens irritantes, nocivas e descuidadas.
- Perda intencional de prazos atrasando a entrega.
Embora o confronto não deva ser o primeiro passo, ele é necessário em muitas situações. E acredite, você se sentirá melhor após isso acontecer. No entanto, lembre-se: o confronto não é briga ou deve ser violento. Você deve ser firme e argumentar com fundamentos.
Dica 4. Desenvolva e promova relações de trabalho saudáveis
A maneira como se relaciona com seus colegas de trabalho pode alavancar ou arruinar sua carreira. Sua educação, experiência ou título não terão tanta importância se você não consegue manter um mínimo de cordialidade com seus colegas.
Resumidamente: você não terá sucesso em sua carreira sem fomentar relacionamentos positivos no trabalho.
Relacionamentos eficazes, com o chefe e os colegas de trabalho, criam sucesso e satisfação no trabalho, afirmam psicólogos. E pode ser uma ótima estratégia para lidar com pessoas difíceis.
Quando você possui boas relações com outras pessoas, o poder de persegui-lo do seu colega mal-intencionado é diminuído. Cuide do seu jardim e busque ter boas relações com todos.
Dica 5. Como dar um feedback para uma pessoa difícil
Caso você esteja em uma posição de liderança, em algum momento terá a tarefa de dar o feedback e ajudar a desenvolver o relacionamento interpessoal de pessoas difíceis.
Seja um funcionário que visivelmente compete e comete bullying com outro, ou ainda pessoas que apresentam comportamentos que prejudicam a equipe.
Para a maioria das pessoas, manter uma conversa difícil sobre um assunto delicado é um desafio no trabalho. Mas essas atitudes irão ajudar a ter uma conversa difícil com bons resultados:
- Pergunte para o colaborador se é um bom momento para lhe fornecer um feedback. Assim você obtém a permissão dele para ter uma conversa difícil
- Dê algum controle a ele sobre o feedback. Pergunte coisas “como você se sente a respeito de tal atividade?”.
- Comece de forma amena. Pergunte coisas agradáveis a ele, como filhos etc. E em seguida afirme que precisa dar um feedback difícil. Assim a pessoa se prepara psicologicamente e também se torna mais receptiva.
- O melhor feedback é simples e direto. Não faça rodeios nem estenda a conversa mais do que o necessário.
- Mostre ao colaborador o impacto positivo que a mudança de comportamento terá para ele e para a carreira dele. Se possível, tente chegar a um acordo.
- Dê uma perspectiva positiva. Diga ao funcionário que a escolha de não fazer nada afetará sua carreira e seu trabalho.
- Se possível, faça um acordo com ele. Determine um prazo e formas de avaliar o progresso dele.
Essas são apenas algumas dicas simples e que irão ajudá-lo a lidar com pessoas difíceis bem como o farão amadurecer.
O autoconhecimento e evolução pessoal estão diretamente relacionados ao sucesso profissional e é possível desenvolvê-los através da psicoterapia.
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Autor: psicologa Psicóloga Veluma Marzola - CRP 06/124019Formação: A psicóloga Veluma é formada há mais de 10 anos e é especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. Possui experiência em escuta e acolhimento em Terapia Individual e Terapia de Casal. Atende demandas como ansiedade generalizada, conflitos profissionais, amorosos e familiares, disfunção sexual...