Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que atendem em São Paulo presencialmente e também online por videochamada. Autor: Psicóloga Franciane Bortoli - Psicólogo CRP 06/205788
Um teste vocacional é uma avaliação feita com o objetivo de identificar competências, traços de personalidade e preferências pessoais a fim de definir um caminho profissional para um indivíduo.
Este tipo de teste normalmente é procurado por pessoas que buscam descobrir a sua vocação. Costuma ser popular entre adolescentes e jovens em idade acadêmica, mas também pode ser requisitado por adultos já inseridos no mercado de trabalho, independentemente dos anos de carreira no currículo.
O psicólogo é o profissional que costuma aplicar essa avaliação. Assuntos relacionados ao universo corporativo e/ou acadêmico são, na verdade, um dos mais levados à terapia por pacientes. Por isso, no post de hoje, abordaremos tudo sobre teste vocacional.
Por que fazer um teste vocacional?
O teste vocacional pode tanto aclarar as dúvidas dos jovens prestes a prestar vestibular ou em idade acadêmica quanto de profissionais que consideram mudar de carreira. Para fazer esse teste, basta haver indecisão.
Veja, abaixo, razões para fazer um teste vocacional.
Reduzir a ansiedade
A escolha de uma vocação para seguir para o resto da vida desperta muita ansiedade, medo e dúvidas. Hoje, há muita pressão para decidir a carreira ainda jovem.
Na maioria dos casos, os adolescentes não estão prontos para tomar uma decisão tão importante e é comum que façam escolhas erradas até acertarem o seu rumo profissional. Mudar de idade depois da graduação e com alguns anos de experiência na área é uma ocorrência igualmente comum.
Descobrir a sua vocação ou as áreas profissionais que mais combinam com você ajudam a reduzir a ansiedade e o peso da pressão da família, cônjuge ou sociedade. Como essa avaliação é feita com o psicólogo, você já pode emendar consultas para superar os seus medos acerca do seu futuro profissional ainda incerto.
Descobrir a sua vocação
Para adolescentes, o teste vocacional é ideal para descobrir a vocação. De acordo com o dicionário, o significado de vocação é “disposição natural e espontânea que orienta uma pessoa no sentido de uma atividade”. Na prática, sabemos que não é bem assim. São poucas as pessoas que possuem uma única e grande vocação, que as motiva a levantar da cama todos os dias.
A maioria dos indivíduos leva tempo para descobrir o que eles realmente querem fazer. Mesmo que tenham afinidade com uma determinada área de atuação, acreditam que possuem outras possibilidades em aberto.
Dessa forma, eles mudam de curso de graduação repetidas vezes até encontrar aquele que faz mais sentido. Essa indecisão causa muito desconforto nos jovens, que acreditam haver algo de errado com eles. Ela pode até acarretar brigas na família, uma vez que pais ficam insatisfeitos com o desempenho dos filhos.
O teste vocacional joga uma luz sob os jovens, acalmando a ansiedade e os empoderando a trilhar o caminho almejado, sem medo e autocobrança.
Quando se está confuso, é comum dar mais importância para a opinião alheia do que para as próprias vontades. No momento de decidir a profissão, essa pressão pode levar o adolescente a fazer a escolha errada só para satisfazer os outros.
Esclarecer dúvidas
Às vezes, as pessoas seguem caminhos profissionais que, na verdade, não gostam. A pressão da família, o medo de não conseguir um bom emprego e a necessidade financeira são alguns dos motivos que levam as pessoas a tomarem decisões precipitadas sobre a sua profissão.
Todavia, isso não significa que elas estejam fadadas a seguir somente aquele caminho. Podem mudar de carreira profissional se assim sentirem vontade. Infelizmente, muitas pessoas hoje acreditam que essa opção não está disponível, pois, ao decidirem mudar de carreira, perderão tempo produtivo ou trocarão o certo pelo duvidoso. E se o duvidoso não der certo?
O que muitas vezes impede pessoas nessa posição de fazer o que realmente desejam é o medo, seja do julgamento, de não conseguir se estabilizar ou de jogar tudo o que já construiu fora.
O teste vocacional pode ajudar a esclarecer dúvidas de profissionais que desejam mudar de carreira, devolvendo-lhes a coragem para seguir os seus sonhos de maneira planejada e responsável.
Escolher um caminho profissional
Este tópico é semelhante ao segundo. A diferença é que ele é voltado para pessoas com alguma condição de saúde mental.
Quem tem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno de Personalidade Borderline ou Transtorno de Bipolaridade tende a tomar decisões por impulso. Da mesma forma, sofrem de oscilações de humor que interferem nos seus objetivos. Em um dia querem algo e, no próximo, já pensam em outra coisa completamente diferente.
Além de confundir, essa estabilidade mina a autoestima de quem precisa conviver com os sintomas dessas condições. Eles podem começar a pensar que “não tem jeito” para eles, já que são diferente dos demais e nunca estão satisfeitos com as suas vidas.
O teste vocacional pode ajudar pessoas com essas condições a seguir um único caminho ou esclarecer dúvidas profissionais. Quando essa avaliação é feita com um psicólogo, ela leva em consideração as dificuldades provocadas por seus diagnósticos. Assim, o resultado do teste vocacional é certeiro.
O caminho recomendado pela avaliação, no entanto, pode não ser seguido ou ser seguido com dificuldade devido à influência dos sintomas. Neste caso, a terapia pode ajudar o paciente a lidar com eles e, consequentemente, construir uma carreira profissional alinhada com seus objetivos.
Qual é a vantagem de fazer um teste vocacional com um psicólogo?
Embora hoje existam várias opções de testes vocacionais gratuitos na internet, o teste com um profissional experiente tem um peso diferenciado. Afinal, o psicólogo tem conhecimento da psiquê humana. Uma simples avaliação acaba se tornando em uma orientação vocacional completa.
Quando você marca uma consulta com um psicólogo para descobrir qual profissão combina mais com você, o primeiro encontro é marcado por questionamentos sobre os seus objetivos profissionais, aptidões, personalidade e qualidades. Testes pontuais também podem ser aplicados.
Na mesma ou na próxima consulta, você recebe o resultado da avaliação com as sugestões de possíveis carreiras profissionais de acordo com o seu perfil. É comum várias possíveis profissões serem identificadas, não apenas uma.
Descobrindo seu talento
Apesar de algumas pessoas sentirem ter um ‘chamado’ para certa profissão, a maioria não almeja somente um caminho ou nem sequer possui uma ideia do que fazer. Essas pessoas podem querer explorar todas as alternativas que combinem com as suas habilidades.
Com base no resultado, você consegue tomar uma decisão mais embasada acerca do que deseja fazer. Se sentir a necessidade de conversar de novo com o psicólogo, pode agendar outra consulta para discutir o resultado ou outras dúvidas que surgirem pelo caminho.
Outro benefício de fazer um teste vocacional com um psicólogo é o autoconhecimento. Teste vocacionais na internet podem esclarecer algumas dúvidas, mas não ajudam as pessoas a se conhecerem de fato.
Na terapia, você descobre coisas que você não sabia sobre si mesmo e explora traços, habilidades e crenças as quais já tinha suspeita que existiam. Esse conhecimento não é apenas importante para a vida profissional, como também é fundamental para a promoção do bem-estar no dia a dia.
É preciso seguir o teste vocacional à risca?
O teste vocacional é uma recomendação, não uma ordem. No fim, a decisão sobre qual graduação fazer, qual empresa trabalhar e qual área de atuação escolher é toda sua. Esse tipo de teste busca te munir de informações pertinentes sobre si mesmo para que você tome uma decisão com mais confiança.
Por exemplo, se o seu perfil for ideal para várias profissões na área da saúde, como medicina, enfermagem ou fisioterapia, você pode elencar os prós e contras de cada uma para decidir qual combina mais com você.
Neste caso, leve em consideração fatores como jornada de trabalho, áreas de atuação disponíveis, salário, concorrência no mercado de trabalho e possibilidade de crescimento, além do interesse pessoal.
Mas, calma!
Mesmo que você considere tudo isso e tome uma decisão, saiba que sempre poderá fazer mudanças se, em algum momento da sua vida, você não se sentir satisfeito com sua profissão.
Quando se fala em carreira, vida profissional e trabalho, muitas pessoas hoje acreditam que devem seguir uma espécie de roteiro. Ou, ainda, que todas as decisões estão talhadas em pedra e jamais podem ser modificadas.
Na verdade, você pode construir o seu próprio roteiro com quantos erros e acertos forem necessários até você atingir o seu objetivo máximo de vida: a sua felicidade. Se algum dos medos mencionados fala alto dentro de você, considere conversar com um psicólogo para entender o porquê disso.
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- 5 hábitos que ajudam a progredir na carreiraUm teste vocacional é uma avaliação feita com o objetivo de identificar competências, traços de personalidade e preferências pessoais a fim de definir um caminho profissional para um indivíduo. Este [...]
- Gostaria de mudar de carreira mas não sabe qual escolher?Um teste vocacional é uma avaliação feita com o objetivo de identificar competências, traços de personalidade e preferências pessoais a fim de definir um caminho profissional para um indivíduo. Este [...]
- Como criar uma rotina de trabalho saudável e produtivaUm teste vocacional é uma avaliação feita com o objetivo de identificar competências, traços de personalidade e preferências pessoais a fim de definir um caminho profissional para um indivíduo. Este [...]
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Vício em compras: entenda como funcionaVício em compras: entenda como funciona Considerada uma doença, o vício em compras é um distúrbio que precisa ser tratado com ajuda de psicólogo para que não traga problemas [...]
- Distúrbios Alimentares: tipos, causas, sintomas e tratamentosO distúrbio alimentar tem afetado pessoas do mundo todo e prejudicado muitas vidas. E existem muitos tipos O distúrbio alimentar é um dos transtornos mais comuns no mundo e [...]
- Cleptomania: como lidar com a compulsão por roubos?A cleptomania é um distúrbio de saúde mental. Apesar de ser uma condição que desperta muito preconceito na sociedade de uma forma geral, é preciso compreender que os cleptomaníacos [...]
Autor: psicologa Psicóloga Franciane Bortoli - CRP 06/205788Formação: A psicóloga Franciane Bortoli é especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, possui Formação em Terapia de Casal pelo Instituto Brasiliense de Análise de Comportamento e possui também Formação em Avaliação Psicológica...