Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos que atendem em São Paulo presencialmente e também online por videochamada. Autor: Psicóloga Veluma Marzola - Psicólogo CRP 06/124019
Você sabe como ter sucesso no trabalho? A trajetória para conquistar esse objetivo costuma ser longa e exigir várias coisas dos profissionais, como sacrifícios, aquisição de conhecimento, planejamento e boas decisões.
Além disso, segundo psicólogos, envolve uma série de habilidades que auxiliam o profissional a navegar pelo ambiente de trabalho. No post de hoje, vamos entender quais são elas.
Como ter sucesso no trabalho?
Primeiramente, o que significa ter sucesso no trabalho para você? É obter promoções até chegar ao topo? Ser reconhecido por um trabalho bem-feito?
Ter acesso a mais oportunidades dentro da empresa, como apresentações, eventos e viagens? É ganhar mais? É viver confortavelmente?
Cada pessoa tem as suas próprias definições de sucesso e objetivos profissionais que permeiam a sua trajetória dentro da empresa.
Muitos deles estão entrelaçados uma vez que é possível usufruir de diversos benefícios ao alcançar um único objetivo.
Por exemplo, se você quer receber reconhecimento por seu trabalho, você precisa entregar um bom trabalho, certo?
À medida que você se esforça para conseguir isso, recebe o tão desejado reconhecimento, o qual abre portas para promoções, eventos e um salário maior.
A aquisição de certas habilidades pode ajudar profissionais a alcançarem os seus objetivos profissionais.
O conhecimento técnico sobre a área de atuação é indispensável, mas não é o único fator a ser levado em consideração quando o assunto é desempenho profissional. Outras competências precisam ser desenvolvidas.
Elas podem ser chamadas de ‘habilidades profissionais’ e envolvem tanto as ‘hard skills’ (diplomas, treinamentos, qualificações, cursos) quanto as ‘soft skills’ (competências socioemocionais).
Habilidades a desenvolver para ter sucesso no trabalho
O desempenho profissional não diz respeito somente à performance que o profissional pode ter dentro de uma empresa.
Apesar de ser importante concluir as demandas dentro do prazo, esse não é o único componente da nossa vida profissional, não é mesmo?
A satisfação com a função exercida, a maneira como interagimos com as pessoas, o feedback do chefe e clientes e a qualidade do ambiente profissional também afetam o nosso desempenho.
As habilidades profissionais, além de otimizarem a produtividade, influenciam cada um desses fatores.
Ser comunicativo e paciente, por exemplo, conduz a interações sociais mais saudáveis, negociações bem-sucedidas e instruções eficientes para a execução do trabalho.
Desentendimentos que perturbam a harmonia do ambiente profissional são prevenidos, o que diminui o estresse e o mau-humor, consequentemente preservando a saúde mental de todos.
Abaixo, confira sete habilidades profissionais fundamentais para ter sucesso no trabalho.
1. Criatividade
A criatividade é uma competência que profissionais de todas as áreas podem desenvolver!
Ela costuma ser associada às profissões criativas, como publicidade, designer de interiores e arquitetura, mas é igualmente útil para outros segmentos de atuação.
A criatividade possibilita ter ideias que fogem do tradicional, encontrar soluções fora da caixa para problemas comuns, criar produtos inovadores e desenvolver serviços que satisfaçam diversas necessidades dos clientes.
Em um mercado extremamente competitivo e saturado de empresas atuando nos mesmos segmentos, a criatividade é supervalorizada para criar diferenciais e conquistar clientes e investidores.
A criatividade é desenvolvida de diversas formas. Pessoas criativas normalmente têm bagagens culturais extensas.
É o conjunto de referências de coisas que já viram, fizeram, leram e ouviram falar que as ajudam a ter ideias inovadoras.
2. Planejamento pessoal
Ser organizado e planejar a sua rotina de trabalho é essencial para ter um bom desempenho profissional. Você precisa encontrar tempo para concluir todos os seus afazeres de maneira eficiente.
É claro que às vezes imprevistos podem atrapalhar a execução dos seus planos iniciais, então, além de planejar, você precisa ter flexibilidade para gerenciar imprevistos e crises.
A falta de planejamento não afeta apenas o profissional, como também o fluxo de trabalho de todo departamento.
Um único indivíduo pode atrasar deadlines, perder documentos e objetos importantes e cometer erros por conta do ambiente de trabalho desorganizado, afetando o trabalho de profissionais do mesmo setor e de setores diferentes.
Você pode utilizar agendas, aplicativos e softwares de organização, planilhas do Excel e blocos de anotação para organizar os seus afazeres diários e semanais.
Compromissos que não envolvem o trabalho, como consultas médicas e compromissos familiares, também devem ser adicionados.
Se você tem dificuldade para controlar a ansiedade e isso o leva a tomar decisões precipitadas e não conseguir seguir planejamentos, experimente praticar meditação, fazer exercícios de respiração ou consultar um psicólogo.
3. Comunicação
Comunicação clara e coerente é outra habilidade necessária para ter sucesso no trabalho. Ser comunicativo não significa jogar conversa fora durante o expediente, como se costuma pensar.
Da mesma forma, a comunicação oral não é o único fator a ser considerado para determinar se uma pessoa é uma boa comunicadora ou não.
No ambiente de trabalho, é necessário saber compartilhar ideias, expressar a sua opinião e passar instruções aos colegas de modo inteligível através da fala e da escrita.
Se os outros não conseguem entender o que você quer dizer, informações erradas começarão a circular no departamento e na empresa, prejudicando o trabalho de múltiplos profissionais.
As pessoas têm jeitos únicos de falar e de pensar e, muitas vezes, não consideram que o que é comum para elas pode ser confuso para os demais.
Além disso, é comum que supervisores e chefes não consigam expressar a totalidade dos seus pensamentos e ideias, pois, para eles, eles já são familiares. Se esquecem de que os outros não têm o mesmo conhecimento que eles.
Então, sempre que você se comunicar com alguém na empresa, seja cara a cara ou via e-mail, se pergunte se o seu jeito de falar é de fácil entendimento.
Seja objetivo, mas, se o outro precisar de detalhes, explique o passo a passo com clareza.
4. Trabalho em equipe
Uma empresa é formada por múltiplas equipes e, dentro de cada departamento, existem equipes ainda menores. É praticamente impossível fugir do trabalho em equipe.
Mesmo que você não precise de ajuda para completar o seu trabalho, precisa prestar contas a outros profissionais ou setores.
Esse também é um aspecto do trabalho em equipe dado que, sem você, os outros não podem finalizar as suas demandas.
O trabalho em equipe não envolve apenas concluir uma etapa de um projeto que está sendo desenvolvido em conjunto.
Comunicar-se bem, saber ouvir as pessoas, ter flexibilidade para atender pedidos, mediar conflitos, ter humildade e dividir tarefas igualmente são competências de profissionais que trabalham bem em equipe.
5. Flexibilidade
A rotina profissional não é estática. Situações se desenrolam o tempo todo, assim como imprevistos prejudicam planos e exigem mudanças.
Profissionais inflexíveis têm dificuldade para acompanhar esse ritmo. Além de se frustrarem com a imprevisibilidade dos acontecimentos, têm mais sensibilidade aos efeitos do estresse.
A flexibilidade é, então, uma excelente habilidade para desenvolver e ter sucesso no trabalho! Ela permite que as pessoas reconheçam as adversidades e se adaptem, incorporando mudanças de planos correspondentes com às situações.
Profissionais flexíveis também conseguem conduzir negociações e discussões mais aprazíveis por aceitarem o ponto de vista dos outros com mais facilidade.
6. Inteligência emocional
A inteligência emocional é uma característica, sem dúvidas, indispensável para o ambiente profissional.
Trata-se da capacidade de gerenciar emoções e pensamentos que afetam os nossos comportamentos e interpretações sobre as pessoas e o mundo.
Sendo assim, é possível tomar decisões mais sábias, reduzir o estresse e ter uma visão mais positiva dos acontecimentos.
A inteligência emocional e o autoconhecimento andam lado a lado. Ao dedicar tempo para se conhecer, identificando preferências, padrões de comportamento, crenças e limitações, passamos a compreender por que reagimos de certa maneira ou por que temos determinado tipo de pensamento.
Com esse conhecimento, é mais fácil decidir quando você deve tomar partido ou não, quando deve evitar um fator estressor ou enfrentá-lo, com quais pessoas você gosta de interagir, de que maneira você gosta que as coisas sejam feitas, entre outros.
Esses detalhes podem parecer insignificantes em comparação às obrigações do dia a dia, mas, quando temos ciência deles, levamos uma vida de maior qualidade.
7. Resiliência
A resiliência é a qualidade daqueles que perseveram, ou seja, que continuam tentando apesar das dificuldades, dos fracassos e do longo caminho a ser percorrido.
Pessoas resilientes conseguem encontrar uma solução para os seus problemas mesmo isso parece improvável. No ambiente de trabalho, essa habilidade é muito valiosa.
Além disso, ser resiliente significa saber acessar os recursos emocionais necessários para retomar a vida diária após períodos de adversidade. Eles, por sua vez, são inerentes ao indivíduo ou podem ser desenvolvidos, como a coragem e autoconfiança.
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